quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Ensino da Escrita- OTexto Descritivo

Mais uma sessão no âmbito do PNEP!
Esta aula foi dedicada ao texto descritivo.
Numa aula anterior, fomos desafiados a ilustrar um painel gigante, em trabalho colectivo, que representasse a História que havíamos explorado "Os Ovos Misteriosos”.

Foi um trabalho fascinante que obteve um resultado maravilhoso. Fomos uns verdadeiros artistas!



A aula em questão iniciou com um Jogo de descoberta de soluções de adivinhas, como estratégia de motivação e condução ao tema da aula” O texto descritivo”.
Quando verificámos que no quadro restavam as palavras: Painel, Ovos , Misteriosos, logo nos apercebemos que a professora  se referia ao nosso painel gigante e pretendia uma descrição do mesmo.

Como se tratava de um puzzle, lançámos o desafio da montagem ao formador Bernardino Pacheco que aderiu com empenho à actividade.


 Orientados pela professora através de um cartaz intitulado " Fábrica de Descrições",que continha os ingredientes necessários a realizar uma descrição, subdividido em Introdução, desenvolvimento e conclusão, percebemos todo o processo do texto descritivo.


 Com a ajuda de todo o vocabulário realizámos uma descrição com qualidade.
Foi uma actividade enriquecedora, na qual manifestámos muito prazer em realizar.
Vejam só o resultado!
                                          Revisão /Texto final


                             A galinha e os seus filhotes misteriosos




Vou descrever uma paisagem magnífica que representa parte da história “Os ovos misteriosos”.

Ao olhar para cima observo o sol brilhante que irradia luz e calor para a Natureza, duas nuvens fofas e esbranquiçadas e dois pássaros fascinantes a esvoaçar no céu azul.

Ao centro está a Mãe galinha muito forte, gordinha e corajosa, que mostra um olhar feliz por estar rodeada pelos seus filhotes!

Junto dela encontra-se o pinto muito amarelinho e catito, que se porta como um verdadeiro pinto, a avestruz de longo pescoço, gulosa que só gosta de pitéus extravagantes.

À direita, observo uma árvore frondosa e cheia de vida. Também vejo um papagaio verde, tagarela que voa em direcção ao seu lugar favorito.

À esquerda, reparo no crocodilo esverdeado dentro do lago de águas límpidas. Sobre ele florescem flores de múltiplas cores e voa uma linda borboleta.

Em baixo, vislumbro uma serpente comprida, sarapintada de tons acastanhados que se prepara para enfiar-se no buraco. Avisto ainda uma abelha trabalhadora que voa de flor em flor para absorver o néctar delicioso.

Por tudo o que descrevi, esta paisagem é deslumbrante, foi ilustrada por todos os alunos da turma T G 2/3.

Aqui está retratada uma paisagem que irradia felicidade e alegria, suscita-me a Primavera.
 Agora, pintei-a com as minhas palavras.