segunda-feira, 15 de março de 2010

Elementos paratextuais e antecipação da história " Os Ovos Misteriosos"

Uma aula com muita informação e que nos levou a viajar e a imaginar.
A aula iniciou-se com uma actividade de motivação “ Mensagem secreta” onde através de um código de letras descobrimos o título da obra a explorar” Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares.

 Foi-nos distribuído o respectivo livro do PNL e  solicitado para não o abrirmos. A professora apelou para  observarmos com muita atenção a sua capa, pois esta sessão, é dedicada à exploração dos “elementos paratextuais”, da gravura da capa do livro e antecipação da história.



 De seguida, aquando a observação da capa, indicamos a informação nela contida fazendo-se um jogo de registo, num cartaz, dos elementos descobertos (título; autor/ ilustrador; editora) e de seguida numa ficha de leitura que solicitava a apresentação do livro.




Todo este trabalho, foi explorado e acompanhado através da visualização de um movie maker que continha de forma resumida a biografia e bibliografia da autora do livro, a biografia da ilustradora e a definição dos conceitos: autor/ilustrador e de editora, terminando com um apelo à análise dos mesmos, sempre que se inicie o estudo duma obra e a seguinte mensagem:

A partir de agora

Quando pegar num livro na mão

Vou olhar para a sua capa

E puxar pela imaginação.

Neste momento antecipamos o tema,  indicamos as nossas hipóteses acerca do  porquê dos ovos serem misteriosos e desenhámos o que pensávamos numa cartolina em forma de um ovo.




Posteriormente expressamos as nossas opiniões por escrito, numa folha de texto devidamente orientada através de questões.

Com esta sessão tutorial pretendeu-se que o aluno alarguasse os seus conhecimentos literários e a sua capacidade criativa e interesse pela leitura, ao valorizar e explorar os elementos paratextuais, sempre que leia um livro.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Escuta activa

Aqui fica mais uma aula diferente, uma aula do PNEP.

Dando seguimento à obra a trabalhar, foi-nos apresentado uma actividade de audição activa “ A Menina do Mar” tendo em conta os três momentos que a didáctica do ouvir pressupõe:


- uma pré audição ( por que se ouve, estimular as expectativas dos alunos, activar conhecimentos prévios);

- a audição (ouvir com atenção de forma a estimular a verificação, a compreensão e a retenção);

- pós audição ( verificar a audição e corrigir).

Assim, num primeiro momento, ouvimos um pequeno excerto ao qual tivemos que prestar muita atenção porque, posteriormente,  desenvolvemos um trabalho relacionado com ele.

Depois da escuta foi-nos entregue um questionário de respostas múltiplas que foi preenchido aquando a audição das perguntas formuladas.


Posteriormente,  voltámos a ouvir a “ audição activa “ procedendo simultaneamente à verificação e auto-correcção das respostas.

No final, fomos desafiados a elaborar um desenho por partes com base no excerto ouvido.






A aula terminou com a avaliação das actividades executadas.
Foi um trabalho muito interessante!

A Menina do Mar em poesia

Depois de explorarmos a obra "A Menina do Mar" em prosa trabalhamos a poesia. Como ficaram bonitos os nossos desenhos!