segunda-feira, 15 de março de 2010

Elementos paratextuais e antecipação da história " Os Ovos Misteriosos"

Uma aula com muita informação e que nos levou a viajar e a imaginar.
A aula iniciou-se com uma actividade de motivação “ Mensagem secreta” onde através de um código de letras descobrimos o título da obra a explorar” Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares.

 Foi-nos distribuído o respectivo livro do PNL e  solicitado para não o abrirmos. A professora apelou para  observarmos com muita atenção a sua capa, pois esta sessão, é dedicada à exploração dos “elementos paratextuais”, da gravura da capa do livro e antecipação da história.



 De seguida, aquando a observação da capa, indicamos a informação nela contida fazendo-se um jogo de registo, num cartaz, dos elementos descobertos (título; autor/ ilustrador; editora) e de seguida numa ficha de leitura que solicitava a apresentação do livro.




Todo este trabalho, foi explorado e acompanhado através da visualização de um movie maker que continha de forma resumida a biografia e bibliografia da autora do livro, a biografia da ilustradora e a definição dos conceitos: autor/ilustrador e de editora, terminando com um apelo à análise dos mesmos, sempre que se inicie o estudo duma obra e a seguinte mensagem:

A partir de agora

Quando pegar num livro na mão

Vou olhar para a sua capa

E puxar pela imaginação.

Neste momento antecipamos o tema,  indicamos as nossas hipóteses acerca do  porquê dos ovos serem misteriosos e desenhámos o que pensávamos numa cartolina em forma de um ovo.




Posteriormente expressamos as nossas opiniões por escrito, numa folha de texto devidamente orientada através de questões.

Com esta sessão tutorial pretendeu-se que o aluno alarguasse os seus conhecimentos literários e a sua capacidade criativa e interesse pela leitura, ao valorizar e explorar os elementos paratextuais, sempre que leia um livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário